quarta-feira, 18 de agosto de 2010

São Vicente-SP Cidade digital

FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DORÓTÉIA.

CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO – PUA

PROF: Michele Tancman

ALUNA; Flávia Cabral

“CIDADE DIGITAL” INOVA COM ACESSO GRATUITO À INTERNET

São Vicente é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Santos. A população estimada em 2006 era de 329. 370 habitantes e a sua área é de 148 km². Foi a primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. Sua economia baseia -se no comércio e turismo.

È a primeira cidade da Baixada Santista a disponibilizar internet banda larga gratuita a população. Segundo o prefeito Tercio Garcia, esse projeto de cidade digital foi montado em 2008, mas recebeu um impulso em janeiro do ano passado (2009), com as novas definições entre Prefeitura e Ministério da Ciência e Tecnologia. Para o prefeito, a iniciativa traz um destaque para o Município. “Hoje, a tecnologia cresce todo dia e não há como fechar este processo. Nada tem evoluído tanto quanto este setor. Com o recurso, São Vicente passa a ser a primeira Cidade a ter internet de livre acesso para toda a população vicentina. É o primeiro passo e um grande avanço para a região”. Disseminar a cultura inclusiva, com ênfase na educação é o foco do projeto Cidade Digital. Com essa iniciativa, os munícipes e visitantes terão a sua disposição internet banda larga gratuita, em todos os pontos da Cidade. O custo total do projeto é de R$ 7 milhões.

O Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social (CATIS, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco) é o primeiro de 36 unidades que o Município oferecerá a população. No local, os computadores passam a ser utilizados como uma lan house gratuita à população, além de servir como centro de capacitação digital. O usuário pode usufruir ainda de equipamentos de apoio, como data show e impressora.
O programa inclui ainda 81 lousas digitais que serão utilizadas em todas as unidades educacionais e sinal gratuito de internet para a população, transmitido por torres que garantem cobertura de 100% nos bairros vicentinos.
As lousas digitais foram apresentadas em uma aula inaugural para professores da rede municipal. O recurso de última geração permite que professores e alunos interajam com a tecnologia de forma lúdica e rica em informações –textos, fotos, vídeos, gráficos, acesso à internet e demais possibilidades. Trata-se de uma tela fina, semelhante ao utilizado por uma grande emissora de TV brasileira para dinamizar os telejornais, que funciona ao simples toque no monitor. No total, 60 mil estudantes matriculados na rede pública de São Vicente estão sendo beneficiados.
Ao mesmo tempo em que as unidades escolares terão esta nova porta para o conhecimento, os lares de todos os bairros de São Vicente poderão ter acesso gratuito à internet sem fio. Até o final de setembro sete torres de transmissão estarão instaladas, completando a cobertura em todo o Município.

O sistema permite que mais de 30 mil usuários se conectem simultaneamente.
Para obter o benefício, basta ter um computador, e solicitar uma senha de acesso no cidade da cidade. É necessário também providenciar uma antena ou um adaptador para receber este tipo de sinal. Quem não tem computador e quer se cadastrar no programa, deve ir a uma das unidades tecnológicas espalhadas em todos os bairros da Cidade, fornecendo carteira de identidade, CPF, endereço e uma foto 3X4.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia de São Vicente, Carlos Alberto Santiago, o projeto é essencial para a formação dos estudantes e da população. “O computador é um recurso indispensável hoje em dia. O acesso a internet garante a oportunidade de melhores pesquisas, informações, oportunidades e serviços. Além de tudo, aumenta as chances para o mercado de trabalho”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário